sexta-feira, janeiro 28, 2011

A hora da Coelheira



Os resultados das eleições presidenciais demonstraram, inequivocamente, que o Coelho tirado da cartola, ou melhor, da barriga de aluguer PND é o novo líder da oposição madeirense ao jardinismo e a esperança da afirmação de uma alternativa séria, sem deixar de ser satírico-humorística, ao regime do gamelão vigente.
Já conhecíamos o sucesso das Coelhinhas da Playboy, mas nunca imaginámos que um Coelhinho da Plataforma Cívica PND conseguisse tanto êxito numa região tão conservadora como a Mamadeira, ainda por cima possuidora de tetas enormes...

A Plataforma Democrática ainda tentou garantir os serviços da grande atracção das últimas presidenciais, mas não conseguiu seduzi-la, antes pôs a nu as suas fraquezas, aliás bem evidentes no insucesso alcançado no apoio à candidatura de Manuel Alegre. A esse projecto e ao partido que o dinamizou augura-se uma travessia no deserto ou pelos jacintos serranos como acontece aos machos que perdem os combates pela conquista das fêmeas, no reino animal.

Em sentido contrário, assistiremos ao crescimento da coelheira PND, cujo coração baterá fortemente e multiplicar-se-ão os seus membros com ninhadas infindáveis de coelhinhos para desgraça dos restantes partidos, incluindo os que apelidam a referida plataforma cívica de nazi. Isso será a prova de que o tratamento carinhoso com que os detentores dos poderes instalados costumam mimosear os adversários políticos, com adjectivos como «comunistas», «traidores» e, agora, «nazis» não vão ter eficácia nenhuma, até porque os madeirenses já sabem o que é uma barriga de aluguer, graças ao contributo de Cristiano Ronaldo com o processo Ronaldo Júnior.

sábado, janeiro 22, 2011

Coelho, o Presidente parodiante



Acabou a campanha eleitoral. Chegou o dia da reflexão, que me levou a concluir que o candidato que melhor representa o espírito deste blogue e do país anedota em que vivo é, indubitavelmente, José Manuel Coelho! Daí o meu voto no Presidente parodiante.

Pensei, pensei e decidi que não posso votar Cavaco, porque é demasiado sisudo para Presidente da República, com a agravante de ser apoiado por gente muito séria como os seus amigos do BPN.

Reflecti, reflecti e concluí que Manuel Alegre não se encontrou com a alegria, com a alma de gaivota com que se apresentou nas eleições anteriores, supostamente por estar entre o fogo e o gelo, o que dá água morna, que não é propriamente o que precisamos nesta actual conjuntura política nacional.

Ponderei, ponderei e vi que a nobreza de espírito do pai da AMI não se compadece com as exigências da vida política que Belém reserva ao próximo inquilino desse palácio.

Analisei, analisei e imaginei o que fariam os restantes candidatos, se por acaso, num acidente eleitoral, conseguissem ser eleitos e, dramaticamente, cheguei à conclusão de que, afinal de contas, não tinha em quem votar nestas eleições presidenciais. Que chatice ter que engrossar o já vastíssimo leque de abstencionistas!

Porém, hoje, fez-se luz. Não estamos num país anedota, decadente e moribundo?! Faz algum sentido, então, levar estas eleições a sério?! Claro que não! Por isso, nesta primeira volta o candidato que melhor representa esta realidade nacional é José Manuel Coelho, em especial com as sátiras do submarino, dos sacos azuis de batatas, da Quinta da Coelha, entre outras paródias dignas de um Gil Vicente dos tempos modernos! E dele há a garantia de que o humor, a boa disposição e a crítica mordaz vão continuar, pois o seu projecto político não termina nestas eleições! Força Coelho!

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Presidenciais: mais um Candidato



Há um novo candidato à Presidência da República. Chama-se SITE e tem uma capacidade de comunicação forma do comum, ou seja, esclarece tanto que a opinião pública fica na mesma.
A pré-campanha das Presidenciais tem sido verdadeiramente séria, interessante e digna de um país exemplar à escala mundial. Basta ver o nível cultural, intelectual e político de candidatos como José Manuel Coelho, Francisco Lopes, Fernando Nobre, Defensor Moura e - a grande surpresa dos últimos dias - o Site Silva.
Depois da sensacional admissão de Coelho ao referido acto eleitoral, fomos surpreendidos pelo candidato Cavaco Silva, quando apresentou uma personalidade ímpar e inaudita na corrida a Belém, o Site da Presidência da República, que tem como principais objectivos neste combate eleitoral revelar, tim por tim, toda a verdade sobre o caso BPN, mesmo que o excesso de informação (facturas, extractos bancários, estudos de mercado e previsões das empresas de rating) leve ao cansaço do povo português.
Aliás, sobre esta extensa panóplia de dados que o Site Silva apresenta ao eleitorado e que o vai deixar ainda mais confuso, fonte da Casa Civil apontará como responsável a pouca segurança dos sistemas informáticos de Belém, provavelmente espiados por S. Bento, que manipula e divulga informação desnecessária e inverídica, tendo em vista comprometer a reeleição do intocável, do inatacável, do insuspeito e do amicíssimo dos docentes - pediu que deixassem a Ludrinhas fazer o seu trabalho no ME, mesmo que estivesse a destruir a educação. Lembram-se?
Na Madeira, a pré-campanha está animadíssima e com um nível extraordinário, sobretudo quando Jardim critica Alegre por ter traído os portugueses na Argélia para, logo de seguida, afirmar que o mesmo candidato merecia outro respeito dos socialistas madeirenses, a quem acusa de apoiarem o Coelhinho... Brilhante manifestação de solidariedade jardinista para com o poeta candidato, que não apoia mesmo reconhecendo que o sr. Silva é o mal menor!
Em suma, estas eleições presidenciais prometem muito em termos de qualidade das propostas colocadas à discussão pelos grandes cérebros candidatos, que até nem há espaço para o ataque pessoal e de carácter. Se Eça de Queirós fosse ainda vivo, em vez de Uma Campanha Alegre, escrevia Uma Campanha Séria, no Site...