domingo, maio 20, 2012

Ainda o «Caso Campo de Ténis de Santana»


A sentença do polémico «Caso Campo de Ténis de Santana», que condenou Carlos Pereira (ex-presidente da CMS) e José Almada (ex-vereador da CMS) a três anos e meio de pena suspensa e ao pagamento de 20.000 e 10.000 euros, respetivamente, deixou-me sem saber se devo rir ou ficar com uma carranca de preocupado.
Quando tive conhecimento da sentença, a minha primeira reação foi de estrondoso grito de vitória como se tivesse marcado um golaço nas redes da arrogância, prepotência e compadrio dos ditadores que se julgam donos desta terra.
De seguida, desci à terra e comecei a pensar na enorme tolerância do sr. juiz Filipe Câmara, já que a moldura penal previa para este crime de prevaricação uma pena de 2 a 8 anos e nem metade dela foi aplicada, apesar da verba a atribuir às instituições de caridade pelos condenados. 
Apesar disso, de imediato lembrei-me que os referidos ex-autarcas do PSD-Madeira estão também a ser julgados de doze crimes no «Caso Rocha de Baixo», que, na eventualidade de serem condenados novamente, dificilmente evitarão a prisão efetiva.
Como autor da denúncia que desencadeou a investigação deste caso, por ser na altura vereador do PS-M na referida edilidade, senti um misto de satisfação e de revolta. A primeira por ter visto reconhecida a razão das minhas suspeitas e a segunda pela demora no apuramento da verdade - cerca de dez anos!
Quanto ao facto do tribunal se sentir incompetente para julgar a decisão política do Governo Regional construir este campo de ténis no terreno de um particular, que ficará com a posse do mesmo passados vinte anos, só me resta apelar aos eleitores santanenses para que façam esse julgamento nas urnas, já nas próximas eleições autárquicas, castigando quem usa o dinheiro de todos nós para encher a barriga dos compadres.
A parte mais hilariante desta sentença foi a reação do Vigia dos Angustiados ao fazer mais uma das suas habituais cambalhotas, já que, depois de ter afirmado, noutras ocasiões, que a justiça na Madeira era exemplar, desta feita elogiou o trabalho dos juízes dos tribunais superiores, do Continente, certamente a tentar colocar pressão no responsável por esta sentença, que também tem entre mãos o processo do «Caso Rocha de Baixo». Sintomático! 
Resta-me fazer duas provocações: por que razão a comunicação social omitiu o mérito de quem teve a coragem de fazer a denúncia deste caso? Por que razão outros políticos das oposições não desencadeiam investigações como esta, apresentando denúncias? Não será certamente por falta de matérias geradoras de suspeitas...

1 comentário:

  1. Porque têm receio de que tal revelação estimule outros a fazerem o mesmo!A 2ª pergunta está ligada à primeira; não havendo exemplos passados conhecidos a oposição e os cidadãos não se sentem incentivados a desencadear estas denuncias nos locais próprios. Claro que a Justiça agradece até porque não gosta de se meter em maçadas!

    Parabéns!

    amsf

    ResponderEliminar