quinta-feira, julho 16, 2009

Efeitos da Gripe A


Há evidentes sintomas que atestam a chegada em força do vírus H1N1 à Madeira. Apesar de apenas um caso ter sido confirmado oficialmente, temos vindo a assistir publicamente a atitudes e declarações que demonstram que há, de facto, muita gente importante a gripar, com a agravante de não haver no mercado quem os conserte.

O caso de gripe A mais preocupante é o do Cara Branca, cujos sintomas evidenciados a propósito da sua proposta de revisão constitucional deixaram as autoridades sanitárias nacionais deveras inquietas e até agastadas, como foi o caso do vigilante republicano, Estica Guedelha, que ameaçou assumir outra postura, ou seja, amuar para não ser contaminado pelo vírus H1N1.

O mais grave é que também ele já está doente e gripado, pois não consegue lembrar-se de outras maldades que fez aos madeirenses para além do polémico caso do jackpot dos partidos. Por exemplo, esqueceu-se dos seus vetos na área da Educação. Os médicos especialistas que a nossa reportagem contactou acham que esta situação do vigilante esticado não tem nada a ver com a amenese, mas sim com a referida gripe, provavelmente adquirida numa das suas habituais visitas à República. Já o vírus do Cara Branca terá sido apanhado nas visitas frequentes que faz às Bruxas.

Carlos Areeira e Rui Negro, respectivamente presidentes das Direcções do Clube dos Almirantes e do Clube do Chiqueiro, também apresentam sintomas de contaminação pelo referido vírus, segundo as nossas fontes. Os efeitos da doença são por todos conhecidos: prometem, no início da época desportiva, atacantes brasileiros com veia goleadora e grande margem de progressão, mas, depois, nada... Comenta-se que as constantes idas ao Brasil para observar potenciais atletas para ingressar nos respectivos clubes terão sido responsáveis pela contaminação pelo vírus.

Como esta doença ainda não tem vacina para a combater e não se perspectiva que tal ocorra no corrente ano, teme-se pela saúde pública, pois estas figuras vão continuar a exibir os efeitos da doença, sem nunca admitirem que são portadores delas.

Cuidem-se!...