domingo, dezembro 27, 2009

Prémio Parodiantes 2009


Vamos atribuir o Prémio Parodiantes 2009 às personalidades públicas que mais nos divertiram neste ano, nas categorias Política, Desporto, Letras, Sociedade e Blogosfera, no plano regional.
Prémio Parodiante na Política Madeirense 2009

VICTOR FREITAS - A atribuição deste prémio ao ex-líder parlamentar e candidato a Presidente do PS-M justifica-se pela divertida argumentação que tem apresentado para derrotar o seu adversário interno à liderança dos socialistas madeirenses. Dizer que vai inverter a tendência decrescente que o seu partido vem revelando desde 2007, demarcando-se desses resultados como se não tivesse responsabilidade pelos mesmos, faz-nos rir perante tamanha demagogia saloia. Se acrescentarmos a essa anedota o hilariante episódio dos "cidadões", que teve direito a figurar no YouTube (cf. http://www.youtube.com/watch?v=XQaJM4jMw1g), então ficamos convictos de que este prémio é mais que merecido pela referido parodiante.

Prémio Parodiante no Desporto Madeirense 2009

RUI ALVES - Apesar do sucesso desportivo que, inegavelmente, tem ajudado o seu clube a alcançar, o presidente da Direcção do CD Nacional tem sido um cromo divertido para o pessoal e não é só pelo anúncio da sua candidatura a líder do Governo Regional da Madeira, daqui a dez anos, mas sobretudo pela imposição das rapidinhas às equipas de reportagem televisiva, que redundaram na ausência de imagens nas televisões dos jogos caseiros do seu clube. Isto é que é promoção clubística e turística da RAM!...

Prémio Parodiante nas Letras Madeirenses 2009

EMANUEL JANES - Sem sequer entrar na discussão em torno da questão se os historiadores são escritores, a publicação da vida e obra (em betão) do falecido empresário da Madeira Nova, José Avelinho Pinto, com foto do autor na companhia de um membro da referida família, em plena Praça do Município, fez rir muita gente. Em primeiro lugar, por terem ficado com a imagem de que Emanuel Janes, depois da profunda pesquisa efectuada, ficou a conhecer bem o Pinto camaralobense... Em segundo, pelo facto da sessão pública não ter ocorrido no Concelho onde mais se destacou o mencionado empreiteiro, o que fez com que muitos considerassem que foi para que AJJ não tivesse que se ausentar por muito tempo da Sessão de Discussão do Orçamento da RAM para assistir ao lançamento do livro, se bem que alguns a considerassem justa, pois são muitos os membros desta edilidade que devem favores especiais a José Avelinho Pinto.

Prémio Parodiante na Sociedade Madeirense 2009

RUI MASSENA - Ninguém questiona a qualidade do principal rosto da Orquestra Clássica da Madeira. O que o tornou num parodiante social de grande nível foi o facto de apostar numa imagem de irreverência, mas não permite que outros a cultivem também como se verificou no caso dos cartazes alegadamente ofensivos à integridade moral e aos bons costumes das nossas crianças, que foram usados para promover um espectáculo de teatro no Centro de Congressos da Madeira. Causou perplexidade essa denúncia pública, não porque se achasse que o artista tinha razão, mas porque começaram a imaginar que o velho Catão tinha renascido, transfigurando-se no referido maestro... Outros simplesmente lembraram-se do episódio da recusa da referida sala de espectáculos para a realização do Congresso do SPM, por imposição do referido moralista, o que os faz deduzir que Massena pretende, ao fim e ao cabo, ser dono e senhor do referido espaço, porque acha que ser espigado é sinal de ser maior do que os outros...

Prémio Parodiante na Blogosfera Madeirense 2009

AGOSTINHO SOARES (
http://podeserliberdade.blogspot.com/) - É óbvio que o ainda Secretário-Geral do PS-M tem toda a liberdade para fazer o que bem entender com o seu blogue, inclusive deixar de o actualizar. Só que isso é uma grande pena e perda para todos os bloguistas, se ele nos pôr eternamente de castigo, a ler as percentagens obtidos pelo seu partido, nas últimas Europeias... Sempre podia retomar a literatura, em especial a poesia, já que não quer abordar conteúdos de natureza político-partidária. Se não é por nenhuma destas razões, publique, então, um derradeiro post com a palavra FIM e liberte-nos da queda percentual do PS-M, seja ela real ou fictícia. Isso já não tem piada e não interessa a ninguém! É passado. Para a frente é o caminho, de preferência em liberdade... porque quedas todos damos.