domingo, maio 30, 2010

Que Rica Crise!


Como disse o outro, «Isto é que vai uma crise, hein!?». Adaptando esta afirmação aos dias de hoje, ela ficaria com a seguinte redacção: «Que rica crise!». Olhando e analisando o que se passa à nossa volta, facilmente concluimos que as dificuldades que muitos madeirenses e portugueses enfrentam, neste tempo de generalizada depressão económica e financeira, são merecidas e justíssimas. Senão vejamos.

Então, não é justo que se congele os aumentos salariais em nome de algo mais importante como a alta velocidade, o novo aeroporto e a terceira ponte sobre o Tejo?

E os sacrifícios pedidos pelos infindáveis PEC´s não se justificam perante a necessidade dos cofres do Estado estarem devidamente apetrechados para acorrer a falências bancárias como a do BPN?

Mas alguém tem dúvidas quanto à generosidade e alcence de medidas como o aumento do IVA, tendo em conta a urgência da recolha de fundos para fazer face às despesas com a visita papal e da imagem peregrina?

Em suma, quem é que não concorda com este apertar de cinto, mesmo que este já não tenha mais furos para segurar a fivela, quando é preciso arrecadar receita para fazer face às despesas de publicação do Jornal da Madeira - cerca de 4 milhões de eruros anuais -, de remodelação do Estádio dos Barreiros (perto de meia centena de milhões de euros) e do aluguer ao CS Marítimo do Estádio da Madeira (250.000 euros)?

Nós pagamos a crise com muito prazer, porque confiamos naqueles que nos colocaram nesta agradável situação. Mais: eles já estão a dar mostras de que sabem o que é pedir sacrifícios a todos. Se não fazem melhor é porque também precisam de cuidar do Futebol, de Fátima e do Fado (o nosso...).