quarta-feira, dezembro 22, 2010

Elevada responsabilidade nas tragédias!



Estou muito sensibilizado com o elevadíssimo sentido de responsabilidade da classe política alaranajada madeirense, evidenciado nas catástrofes naturais que assolaram a Madeira, desde 20 de Fevereiro. Ainda temos políticos que sabem assumir as suas culpas. A Madeira é exemplo nacional nesta matéria, o que não surpreende tratando-se de um povo superior...


Os trágicos acontecimentos de 20 de Dezembro que levaram à destruição de bens materiais avultados no Curral das Freiras demonstram a qualidade excepcional dos nossos governantes e autarcas. Mal a desgraça aconteceu, foram aos locais mais afectados e pediram a demissão por não terem dado ouvidos às reclamações populares, expressas em abaixo-assinados, há algum tempo.

Os incêndios de Verão, que devastaram parte significativa da laurissilva, também mereceram idêntica atitude de quem de direito, em especial do Director Regional das Florestas e dos responsáveis pela Protecção Civil. Aliás, esses actos de contrição deixaram a oposição sem jeito, pois ficou sem culpados para apontar, ou seja, foi chamuscada juntamente com os ambientalistas

Mas foi, essencialmente, em 20 de Fevereiro que estes gestos de humildade dos responsáveis pela "coisa pública" causaram maior perplexidade, pois até então não se viu demissões de responsáveis políticos nesta Região. Jardim deu o exemplo e seguiram-se secretários regionais e Presidentes de Câmara, por terem permitido construções em linhas de água e zonas de risco. Com tal elevado sentido de responsabilidade, toda a oposição ficou sem capacidade para se aproveitar da desgraça alheia.

Mais extraordinário ainda foi ouvir Jardim dizer, no Jantar de Natal da família social-democrata, que não se vai recandidatar à liderança do seu partido porque já não consegue garantir a renovação nos quadros dirigentes. Isto é que é desapego ao poder e capacidade de saber o momento certo de abandonar a actividade política! Como admiro esta casta alaranjada de políticos superiores madeirenses!

Nota: foto de http://geia-deusaterra.blogspot.com/2009/07/curral-das-freiras.html



2 comentários:

  1. Meu caro homonimo e conterrâneo.
    Que profundeza de texto.Na realidade, os responsáveis já se demitiram todos. Sentiram tanta vergonha do que fizeram e disseram que, já construiram abrigos nas Desertas para fazerem companhia às cagarras e aos lobos marinhos. Devem pertencer aos seus congeneres que lá habitam.
    Não posso compreender como um povo superior conseguio aturar tantas avantesmas durante tanto tempo.
    Possívelmente no Infernp não havia ainda lugar para eles e, o diabo resolveu adiar sua partida.
    Desejo-le um bom Natal e, que não se encontre mais com semelhantes seres.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, caro João Sousa, pelo seu comentário!
    Ao ponto que isto chegou, só com humor e ironia é possível encarar a realidade política madeirense.
    Votos de Boas Festas e muita paródia à mistura!

    ResponderEliminar