segunda-feira, junho 29, 2009

A "Caloirada"


Que maravilha! Vamos ter festa rija nos próximos tempos. É a tão desejada "Caloirada", que será experimentada na Costa Norte, antes de ser aplicada no resto da ilha, daqui a quatro anos, segundo as convincentíssimas afirmações do Cara Branca.

O Romeiro algarvio, por excesso de entusiasmo ou por conhecimento adquirido de peregrinações eleitorais anteriores, classificou a praxe autárquica de tourada. Não será um espectáculo inédito na RAM, mas terá seguramente o mesmo sucesso que o circo dos elefantes montados pelo domador-mor dos madeirenses, a não ser que se passe da destruição de viaturas de candidatos à sua eliminação pura, dura e simples, em plena arena eleitoral. O abate do touro nestas condições agradaria ao Pa-Pa Deus e aos socialistas descontentes com a actual Direcção (ou falta dela) do Partido do Soco, porque assim, finalmente, ficariam livres do Jocaveia. Todos ficariam agradecidos à terapia eficaz utilizada pelo ilustre médico.

Mas a "Caloirada" inclui também outros espectáculos imperdíveis. Em Santana, Moisés vai fazer com que a montanha venha até ele, ou melhor, até um mascarado daqueles da Festa dos Compadres mas muito parecido com este caloiro e colocado no mar alto, para assim obrigar o Pico Ruivo, o Pico do Arieiro e a Penha D`Águia a se esticarem até ele, conseguindo assim tornar o relevo do concelho menos acidentado, logo mais propício ao incremento da agricultura e do turismo.

No outro concelho nortenho, as praxes serão também animadas, já que o caloiro escolhido pelo Cara Branca, pela sugestão do seu nome, é garantia de espectáculo para homens de barba rija, designadamente far-west, com armas tipo valter, e correadas a quem for demasiado seguidista da orientação partidária.

Dada a qualidade das praxes da "Caloirada", é de esperar muitos comas alcoólicos, veementes protestos das associações protectores dos direitos dos animais e da Igreja Católica, ofendida com a utilização abusiva do epsiódio biblico na campanha eleitoral. Isto promete!